Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

  • 01

    O Hospital Semmelweis é uma instituição pública ou privada?

    O Hospital Semmelweis é uma instituição filantrópica, apoiada pela Cooperativa Agrária. É uma organização sem fins lucrativos que destina 71% da sua capacidade para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  • 02

    Qual é o horário de visitas?

    Apartamentos: diariamente das 07h às 21h. Enfermarias, convênios e Sus: diariamente das 16h30 às 18h.

  • 03

    Há regras para visitação de pacientes?

    ‎‎Sim, confira:
    – Apenas maiores de 10 anos são autorizados a realizar visitas a pacientes;
    – O Hospital não se responsabiliza pelos pertences pessoais de pacientes, acompanhantes ou visitantes;
    – Evite trazer bens de valor, como joias, dinheiro, cheques, cartões, celulares, tablets e notebooks, entre outros. Se, eventualmente, for necessário ficar com esses objetos na instituição durante o período de internação, mantenha-os sob seu controle o tempo todo.

  • 04

    Horário de troca de acompanhantes

    ‎07h30 às 08h30. 12h às 13h. 17h às 19h.

  • 05

    Quem tem direito a acompanhante?

    Idosos (pessoas a partir de 60 anos), crianças e adolescentes até 18 anos têm direito à permanência do acompanhante, conforme preveem os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Gestantes em trabalho de parto (direito a um acompanhante de sua escolha nas primeiras 24h). Demais pacientes a permanência de acompanhantes dependerá do tipo de convênio e acomodação de direito paciente.

  • 06

    Quem pode ser acompanhante?

    Acompanhante é a pessoa responsável e/ou cuidador que permanece em tempo integral com o paciente internado. Deve ter mais de 18 anos, preferencialmente do mesmo sexo do paciente, parentes ou não e não estar com sintomas gripais.

  • 07

    Alimentação

    As refeições são elaboradas por nutricionista e de acordo com as prescrições médicas, idade e estado nutricional do paciente. São servidas nos seguintes períodos:
    – Café da manhã: das 7h30 às 8h30
    – Almoço: das 11h30 às 12h30
    – Lanche: das 15h às 16h
    – Jantar: das 18h às 19h

    Para garantir a dieta adequada ao tratamento do paciente, somente é permitida a entrada de alimentos devidamente embalados e em pequenas quantidades, pois os mesmos não poderão ser estocados no quarto. Exemplos de alimentos permitidos: frutas, biscoitos sem recheio, torradas, barras de cereal, água de coco, água mineral, bebidas isotônicas e sucos artificiais. Alimentos e bebidas não permitidas serão recolhidos.

  • 08

    Como solicitar uma cópia do prontuário do paciente?

    Precisa vir pessoalmente até o hospital, portando documento de identificação. Somente o próprio paciente ou responsável legal pode fazer a solicitação.  Em caso de solicitação de prontuário de terceiro, é necessária procuração registrada em cartório. Preencher formulário entregue pela recepção com os seguintes dados:
    – Nome
    – Data nascimento
    – CPF e RG
    – Endereço
    – Data do atendimento do prontuário requerido
    – Motivo da solicitação
    É anexado ao formulário a cópia do documento e procuração (caso seja de terceiros). O prazo para entrega é de 05 dias úteis.

  • 09

    Vocês fornecem informações sobre pacientes via telefone, e-mail ou redes sociais?

    Atenção! Não passamos informações sobre o estado clínico dos pacientes por telefone e/ou site. Passamos informações sobre pacientes somente de forma presencial e apenas para os responsáveis pelo paciente.

  • 10

    Achados e perdidos

    Todos os objetos deixados e encontrados na instituição são entregues na recepção do hospital. Os objetos ficam guardados no setor por um período de 90 dias. Caso o dono não os retire dentro desse prazo, eles são descartados